segunda-feira, 27 de julho de 2009

MAIS DOIS ENCONTROS

Férias? Não , ainda não. Só depois de “gestar”, aí sim, merecidas férias. No dia 14 de julho, enquanto que a maioria dos professores já estava em férias, nós professores de Português tivemos mais duas oficinas do Gestar II. Neste dia nosso encontro começou à tarde e foi até tarde da noite, visto que fizemos dois encontros.
Iniciei o encontro com a dinâmica da estrela , falando sobre felicidade e em seguida olhamos os slides “Os caminhos para a felicidade”. Após os debates assistimos o DVD sobre cultura do Ariano Suassuna, foi maravilhoso e muito produtivo o debate, além das conclusões de que realmente é necessário que se faça um resgate e uma maior valorização da cultura local. Ficou decidido que numa próxima reunião pedagógica iríamos aproveitar o DVD, para compartilhar com os demais professores das outras áreas.
Em seguida questionei sobre letramento, fazendo uma coleta de informações. Depois assistimos os Clips “O que é letramento” da Kate Chong e “Cenas de letramento” ambos baixados do you Tube. Como os temas dessas oficinas eram sobre letramento, leitura, cultura, escrita (mergulho no texto) e produção textual, fizemos um debate e um resgate teórico (estudo do TP4) sobre esses temas. Apresentei para elas uma figura que, a meu ver, mostra muito bem o que é letramento.


Assim podemos dizer que letramento é abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura, da escrita e da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais.
Para Magda Soares letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender-se, lendo ou escrevendo (delinear o mapa de quem você é), e é descobrir alternativas e possibilidades, descobrir o que você pode ser.
Feito o resgate teórico, olhamos mais alguns clips sobre texto, leitura e contexto. Comentamos os mesmos e elencamos as maiores dificuldades encontradas nas escolas (entre os alunos) no que diz respeito à leitura e a escrita. O que chamou nossa atenção é que os problemas/dificuldades que os professores encontram em Humaitá são os mesmos que os professores de Campo Novo e Sede Nova encontram em seus municípios. Desta forma, pensamos em fazer o Projeto do Gestar II, em grupo e cada qual irá aplicá-lo em sua escola e em seu município. Antes de partirmos para o projeto propriamente dito, fizemos um estudo do que é um projeto, dos passos que devem ser seguidos de como organizá-lo... As meninas dividiram-se em dois grupos, um pensou o projeto a nível de escola (envolvendo as demais áreas) e o outro pensou o projeto a nível de disciplina de língua portuguesa. No decorrer da conversa sobre o projeto e as maiores dificuldades, percebemos que todas as escolas têm um projeto maior de leitura, que envolve todos os alunos e todas as áreas, mas que os mesmos não estão fruindo como deveriam, neste sentido as meninas optaram em melhorar essa leitura, tornando-a mais prazerosa e significativa para os alunos, fazendo com que eles percebam e sintam necessidade de ler. Em virtude do tempo os projetos não ficaram prontos, sendo que os grupos ficaram de concluí-los em casa e socializá-los no próximo encontro (dia 03/08).
Em seguida encaminhei a socialização dos avançando na prática (do TP4) que foram trabalhados pelas professoras. Novamente ficou claro o envolvimento dos alunos nas atividades, eles esperam e gostam de desenvolvê-las. A professora Soní comentou que organizou a atividade do Baião e a partir dela pediu para que os alunos trouxessem outras músicas do gosto deles para que pudessem trabalhá-las, como era uma turma que nem sempre cumpria com suas responsabilidades ela já preparou algumas músicas em casa para poder dar sua aula caso eles não trouxessem o material solicitado. Qual não foi a surpresa da professora quando chegou na sala de aula, os alunos já estavam socializando as músicas que haviam trazido e o trabalho ficou maravilhoso. Outro relato que vale a pena registrar e que mostra o quanto os alunos estão gostando das atividades do Gestar II, é o da professora Nair. Como ela estava de laudo e voltou agora, chegou nas turmas com as quais estava trabalhando (antes da licença saúde), e foi logo interrogada pelos alunos se ela também iria trazer essas atividades que a outra professora estava trazendo, pois as mesmas eram muito legais. Desta forma, a Professora Nair me procurou para também fazer o Gestar II.
Em seguida fiz a atividade sobre o poema “Cidadezinha Qualquer”. Primeiramente as professoras cursistas leram o poema, cada qual com sua entonação. Depois em grupos menores elaboraram questões instigadoras que despertassem o interesse dos alunos pela leitura do poema. As mesmas foram compartilhadas com o grande grupo.
Socializada a atividade, as cursistas examinaram a imagem da página 220 do TP4 e responderam as questões a e b. Depois organizaram/adaptaram algumas atividades (em grupo) para serem trabalhadas com os alunos de acordo com a série escolhida. O planejamento foi apresentado às demais, no grande grupo. Em seguida olhamos algumas figuras de ilusão de ótica e encerramos o encontro com a mensagem “Educar” de Rubem Alves.









Atividades elaboradas pelas professoras cursistas a partir da figura do TP4, página 220 (Figura das crianças identificadas com uma profissão).

Professoras: Márcia P. Hanauer e Soní
Série: 8ª
Atividades: 1ª aula
1. Inicialmente os alunos realizarão a leitura do texto imagético, fazendo inferências sobre o que entenderam e o significado do conjunto das imagens.
2. Em seguida, sugere-se que os alunos reflitam sobre o papel que gostariam de ocupar e o porquê desta escolha (questionar se eles possuem projetos pessoais em relação ao futuro).
3. A partir daí, cada um deverá pesquisar sobre a profissão escolhida, criando um cartaz que deverá ser apresentado aos colegas.
4. Por fim, se propõem uma socialização, na qual os alunos apresentam suas conclusões sobre o trabalho, manifestando suas impressões a respeito da profissão, bem como se ela vem, de fato, ao encontro de suas expectativas.

2ª aula
1. Dando seguimento a atividade realizada na aula naterior, cada aluno deverá escolher um representante da profissão pela qual optou, para escrever-lhe uma carta fazendo questionamentos à cerca de seu trabalho e rotina.
2. A seguir, selecionam-se, com a turma, algumas profissões para que os profissionais venham até a sala de aula, para explanar sobre a mesma.
..........................................................................................................................................................................
Professoras: Nair e Isoldi
Série: 8ª
Atividades:
1. Xerocar o texto da página 220 do TP4
2. Entregar uma cópia para cada aluno.
3. Observar o texto para depois comentar o que entenderam e qual a importância de cada profissão.
4. Em seguida escolher a profissão com a qual se identifica e escrever uma carta a um profissional, solicitando informações sobre a profissão escolhida e como poderá se preparar para tal.
5. Após endereçá-la ao destinatário, enviá-la.
6. Ao receber a resposta do destinatário socializá-la em sala de aula, observando que todas as profissões são dignas de valorização pessoal.
..........................................................................................................................................................................
Professoras: Márcia Thalheimer, Lisete e Simone
Série: 5ª
Atividades:
1. Recortar o texto em formato de cartas.
2. Deixar cada aluno escolher uma carta.
3. A carta será sua identificação.
4. Em grande grupo, cada aluno falará sobre a profissão da carta que escolheu (Função que exerce, instrumentos que usa, vestimenta, horário de trabalho, formação, salário, etc).
5. Escrever uma carta para o profissional escolhido explicando o que quer saber sobre a profissão.
6. Preencher o envelope e enviar ao profissional.
7. Ao receber a resposta, socializar a mesma com a turma, verificando se o que ele escreveu confere com as hipóteses elencadas sobre o mesmo na aula anterior.
8. O professor salienta que todas as profissões são importantes e que cada um de nós, com seu esforço, é capaz de exercer uma profissão.

Um comentário:

  1. Daiana, me identifiquei muito com a maneira como tu conduzes o trabalho com as profes. Parabéns!! Se me permitires, vou utilizar algumas ideias tuas.
    Abraços
    Lu

    ResponderExcluir