quinta-feira, 2 de julho de 2009

QUARTA OFICINA


Na manhã do dia 27/06/09, manhã gelada, aconteceu mais um encontro do Gestar II em Humaitá. Neste encontro contamos com a presença da secretária da Educação de Humaitá, senhora Marli Sandri e a coordenadora pedagógica a professora Marisa.
Iniciei o encontro com a história do livro “ZOOM” de Istvan Banjai Ceilandia. Vistos os slides, comentamos os mesmos para em seguida as professoras cursistas reunirem-se em grupos, escolherem uma seqüência tipológica para fazer a releitura do livro. Ao término do trabalho foi feita a socialização dos textos.
Após a leitura dos textos encaminhei o debate e o estudo teórico dos tipos de textos ou seqüências tipológicas. Para falar em tipos textuais retomei as idéias de gêneros, visto que ambos estão interligados.


E agora José? Qual é o gênero e qual a sequência tipológica?





Segundo BaKhtin os gêneros do discurso são como tipos relativamente estáveis de enunciados constituído históricamente e que mantêm uma relação direta com a dimensão social. Já o tipo textual é a expressão usada para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).Durante o estudo e debate foi construído um paralalo entre tipo e gênero textual.

Organizado o paralelo, apresentei vários gêneros textuais e as cursistas iam identificando qual a sequência tipológica que predominava, visto que num gênero podem estar presentes vários tipos, mas um é que predomina. Em seguida elas analisaram uma carta identificando as sequências tipológicas. A atividade foi muito interessante, pois nestas horas todas as dúvidas aparecem e na troca de idéias são facilmente solucionadas.
No final do debate teórico concluímos que todos os textos se manifestam sempre num ou noutro gênero textual, e que um maior conhecimento do funcionamento dos gêneros textuais é importante tanto para a produção como para a compreensão .Daí a importância de em sala de aula trabalhar com os gêneros textuais, nesta perspectiva, e levar os alunos a produzirem ou analisarem eventos linguísticos os mais diversos, tanto escritos como orais, e identificarem as características de gênero de cada um e as sequências tipológicas.
Em seguida encaminhei a atividade que consta no TP3, o texto “O salário mínimo” de Jô Soares. O debate feito e as argumentações para verificar se o texto era uma atividade escolar foram realmente convincentes, pois estavam todas fundamentadas no próprio texto. Foi muito legal.
Em continuidade fizemos as apresentações dos avançando na prática e novamente ficou constatado que as atividades oferecidas pelo material do Gestar II são maravilhosas e muito bem aceitas pelos alunos que as realizam com vontade e motivação. A professora Simone comentou que os alunos dizem”Profe... não vai ainda, as tuas aulas são tão boas, nós gostamos tanto das tuas aulas agora...” E ela complementa que ouvir isso eleva a autoestima do professor. Para a professora Soní o Curso do Gestar II já valeu sem ter sido concluído, pois ao participar de uma seleção para professor teve que elaborar e aplicar uma aula, e adivinhem qual o tema? Nada mais nada menos que gêneros textuais. Diz ela “Fiquei tão feliz, pois tínhamos acabado de estudar o tema no encontro do Gestar II e com as atividades propostas a minha aula –modéstia a parte- ficou magnífica”. É o Gestar fazendo a diferença.
Antes da mensagem final – slide “Adivinha” – encaminhei as atividades para o próximo encontro que acontecerá dia 14/07/09.

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