domingo, 14 de março de 2010

A TÃO ESPERADA “CHEGADA”.

O ÚLTIMO ENCONTRO, A BANDEIRADA FINAL ... A TÃO ESPERADA “CHEGADA”.


Em maio de 2009, mais especificamente dia 14, iniciamos nossa caminhada com o Gestar II (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar) em Humaitá. Nesta caminhada contamos com a parceria dos municípios de Campo Novo e Sede Nova. No dia da apresentação do programa a expectativa era grande, anseio, curiosidade, mais um curso, nossa quantas horas e quanto trabalho, será que vamos conseguir concluir neste curto espaço de tempo? Eram muitas as indagações e os desafios. Topamos os desafios e começamos a corrida contra o tempo, e hoje ao recebermos a “bandeirada final”, podemos nos considerar vitoriosas, pois concluímos às 80 horas presenciais, embora sabemos que temos ainda muito a discutir e realizar, e que material não nos falta. Portanto, decidimos continuar com os encontros do Gestar II em 2010, (agora com mais calma e mais tempo) para continuarmos a planejar e trocar experiências, visto que as mesmas enriquecem muito o nosso trabalho e essas eram as atividades mais esperada nos encontros do Gestar, os Avançando na Prática.
Apesar do pouco tempo, do intenso trabalho o Gestar II só nos trouxe coisas boas e entre elas podemos salientar as novas amizades, a parceria, o trabalho em equipe, a busca por novidades, o comprometimento com o trabalho e a troca de experiências entre as cursistas e entre os municípios parceiros.
E foi assim, em meio ao sentimento de alívio, de tarefa concluída que também nos sentimos apreensivas, meio nostálgicas, pois terminou e agora?... Nossos encontros, conversas, brincadeiras, troca de opiniões... Surgiu uma certa tristeza, uma saudade...
Bem, a semente foi lançada, oGestar II fez a diferença em nossa prática pedagógica em 2009 e fará, com certeza, a diferença em 2010. E como disse a cursista Soní “O Gestar é um Programa de formação Continuada, cuja contribuição extrapola, em muitos aspectos, os limites da sala de aula. O curso possui o diferencial de acrescentar, ao professor cursista, conhecimento teórico, relacionando-o, entretanto, com sua prática pedagógica. Tive, durante o curso, a oportunidade de fazer alguns concursos públicos e, ao ser chamada para a etapa prática, em que precisava ministrar uma aula, tive a sorte de ter como ponto sorteado, o tema Gêneros Textuais. Utilizei o material do curso, tanto para a confecção do Plano estudo, quanto para a aula propriamente dita e o resultado foi muito positivo. Isso prova, não apenas a qualidade do curso, mas a importância de estarmos sempre nos movimentanto em busca de formação e conhecimento, pois ele se renova, a cada dia, parafraseando José Paulo Paes, como a água do rio, que é água sempre nova.”
Assim, em meio ao sentimento de trabalho concluído, realizamos o último encontro do Gestar II no dia 21/12/09 pela parte da tarde e à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário