segunda-feira, 27 de julho de 2009

MAIS DOIS ENCONTROS

Férias? Não , ainda não. Só depois de “gestar”, aí sim, merecidas férias. No dia 14 de julho, enquanto que a maioria dos professores já estava em férias, nós professores de Português tivemos mais duas oficinas do Gestar II. Neste dia nosso encontro começou à tarde e foi até tarde da noite, visto que fizemos dois encontros.
Iniciei o encontro com a dinâmica da estrela , falando sobre felicidade e em seguida olhamos os slides “Os caminhos para a felicidade”. Após os debates assistimos o DVD sobre cultura do Ariano Suassuna, foi maravilhoso e muito produtivo o debate, além das conclusões de que realmente é necessário que se faça um resgate e uma maior valorização da cultura local. Ficou decidido que numa próxima reunião pedagógica iríamos aproveitar o DVD, para compartilhar com os demais professores das outras áreas.
Em seguida questionei sobre letramento, fazendo uma coleta de informações. Depois assistimos os Clips “O que é letramento” da Kate Chong e “Cenas de letramento” ambos baixados do you Tube. Como os temas dessas oficinas eram sobre letramento, leitura, cultura, escrita (mergulho no texto) e produção textual, fizemos um debate e um resgate teórico (estudo do TP4) sobre esses temas. Apresentei para elas uma figura que, a meu ver, mostra muito bem o que é letramento.


Assim podemos dizer que letramento é abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura, da escrita e da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais.
Para Magda Soares letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender-se, lendo ou escrevendo (delinear o mapa de quem você é), e é descobrir alternativas e possibilidades, descobrir o que você pode ser.
Feito o resgate teórico, olhamos mais alguns clips sobre texto, leitura e contexto. Comentamos os mesmos e elencamos as maiores dificuldades encontradas nas escolas (entre os alunos) no que diz respeito à leitura e a escrita. O que chamou nossa atenção é que os problemas/dificuldades que os professores encontram em Humaitá são os mesmos que os professores de Campo Novo e Sede Nova encontram em seus municípios. Desta forma, pensamos em fazer o Projeto do Gestar II, em grupo e cada qual irá aplicá-lo em sua escola e em seu município. Antes de partirmos para o projeto propriamente dito, fizemos um estudo do que é um projeto, dos passos que devem ser seguidos de como organizá-lo... As meninas dividiram-se em dois grupos, um pensou o projeto a nível de escola (envolvendo as demais áreas) e o outro pensou o projeto a nível de disciplina de língua portuguesa. No decorrer da conversa sobre o projeto e as maiores dificuldades, percebemos que todas as escolas têm um projeto maior de leitura, que envolve todos os alunos e todas as áreas, mas que os mesmos não estão fruindo como deveriam, neste sentido as meninas optaram em melhorar essa leitura, tornando-a mais prazerosa e significativa para os alunos, fazendo com que eles percebam e sintam necessidade de ler. Em virtude do tempo os projetos não ficaram prontos, sendo que os grupos ficaram de concluí-los em casa e socializá-los no próximo encontro (dia 03/08).
Em seguida encaminhei a socialização dos avançando na prática (do TP4) que foram trabalhados pelas professoras. Novamente ficou claro o envolvimento dos alunos nas atividades, eles esperam e gostam de desenvolvê-las. A professora Soní comentou que organizou a atividade do Baião e a partir dela pediu para que os alunos trouxessem outras músicas do gosto deles para que pudessem trabalhá-las, como era uma turma que nem sempre cumpria com suas responsabilidades ela já preparou algumas músicas em casa para poder dar sua aula caso eles não trouxessem o material solicitado. Qual não foi a surpresa da professora quando chegou na sala de aula, os alunos já estavam socializando as músicas que haviam trazido e o trabalho ficou maravilhoso. Outro relato que vale a pena registrar e que mostra o quanto os alunos estão gostando das atividades do Gestar II, é o da professora Nair. Como ela estava de laudo e voltou agora, chegou nas turmas com as quais estava trabalhando (antes da licença saúde), e foi logo interrogada pelos alunos se ela também iria trazer essas atividades que a outra professora estava trazendo, pois as mesmas eram muito legais. Desta forma, a Professora Nair me procurou para também fazer o Gestar II.
Em seguida fiz a atividade sobre o poema “Cidadezinha Qualquer”. Primeiramente as professoras cursistas leram o poema, cada qual com sua entonação. Depois em grupos menores elaboraram questões instigadoras que despertassem o interesse dos alunos pela leitura do poema. As mesmas foram compartilhadas com o grande grupo.
Socializada a atividade, as cursistas examinaram a imagem da página 220 do TP4 e responderam as questões a e b. Depois organizaram/adaptaram algumas atividades (em grupo) para serem trabalhadas com os alunos de acordo com a série escolhida. O planejamento foi apresentado às demais, no grande grupo. Em seguida olhamos algumas figuras de ilusão de ótica e encerramos o encontro com a mensagem “Educar” de Rubem Alves.









Atividades elaboradas pelas professoras cursistas a partir da figura do TP4, página 220 (Figura das crianças identificadas com uma profissão).

Professoras: Márcia P. Hanauer e Soní
Série: 8ª
Atividades: 1ª aula
1. Inicialmente os alunos realizarão a leitura do texto imagético, fazendo inferências sobre o que entenderam e o significado do conjunto das imagens.
2. Em seguida, sugere-se que os alunos reflitam sobre o papel que gostariam de ocupar e o porquê desta escolha (questionar se eles possuem projetos pessoais em relação ao futuro).
3. A partir daí, cada um deverá pesquisar sobre a profissão escolhida, criando um cartaz que deverá ser apresentado aos colegas.
4. Por fim, se propõem uma socialização, na qual os alunos apresentam suas conclusões sobre o trabalho, manifestando suas impressões a respeito da profissão, bem como se ela vem, de fato, ao encontro de suas expectativas.

2ª aula
1. Dando seguimento a atividade realizada na aula naterior, cada aluno deverá escolher um representante da profissão pela qual optou, para escrever-lhe uma carta fazendo questionamentos à cerca de seu trabalho e rotina.
2. A seguir, selecionam-se, com a turma, algumas profissões para que os profissionais venham até a sala de aula, para explanar sobre a mesma.
..........................................................................................................................................................................
Professoras: Nair e Isoldi
Série: 8ª
Atividades:
1. Xerocar o texto da página 220 do TP4
2. Entregar uma cópia para cada aluno.
3. Observar o texto para depois comentar o que entenderam e qual a importância de cada profissão.
4. Em seguida escolher a profissão com a qual se identifica e escrever uma carta a um profissional, solicitando informações sobre a profissão escolhida e como poderá se preparar para tal.
5. Após endereçá-la ao destinatário, enviá-la.
6. Ao receber a resposta do destinatário socializá-la em sala de aula, observando que todas as profissões são dignas de valorização pessoal.
..........................................................................................................................................................................
Professoras: Márcia Thalheimer, Lisete e Simone
Série: 5ª
Atividades:
1. Recortar o texto em formato de cartas.
2. Deixar cada aluno escolher uma carta.
3. A carta será sua identificação.
4. Em grande grupo, cada aluno falará sobre a profissão da carta que escolheu (Função que exerce, instrumentos que usa, vestimenta, horário de trabalho, formação, salário, etc).
5. Escrever uma carta para o profissional escolhido explicando o que quer saber sobre a profissão.
6. Preencher o envelope e enviar ao profissional.
7. Ao receber a resposta, socializar a mesma com a turma, verificando se o que ele escreveu confere com as hipóteses elencadas sobre o mesmo na aula anterior.
8. O professor salienta que todas as profissões são importantes e que cada um de nós, com seu esforço, é capaz de exercer uma profissão.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Encerramento

Tudo que começa, um dia acaba. Na noite do dia 10 de julho aconteceu o encerramento da 5ª Feira do Livro e 2ª Mostra Cultural de Humaitá. A Feira foi magnífica e o encerramento maravilhoso. Fizeram-se presente no show de encerramento o grupo de dança GEMP de Crissiumal(cidade vizinha de Humaitá), e com muito entusiasmo encantou a todos os presentes. O grupo de dança procura mostrar em seu trabalho a nossa cultura. Em seguida o Show continuou com a dupla nativista Antonio Carlos Careca e Darlan Ortaça, os quais também engrandeceram o encerramento. Fica o agradecimento especial a todos que de uma ou outra forma participaram da Feira do Livro. E até daqui a dois anos.



































Exposição dos artesões do município

Paralelo a feira do livro, no decorrer da semana aconteceu a exposição dos trabalhos feitos pelos artesões de Humaitá. Este espaço também foi muito visitado.






































segunda-feira, 13 de julho de 2009

Vitrine Cultural

A Vitrine Cultural é um espaço no qual as escolas do município expõem as produções dos alunos. No decorrer da feira os alunos, pais professores e comunidadevisitam este espaço para ver e ler as produções feitas pelos alunos de cada escola. Neste espaço fica também a livraria, que é muito visitada. É maravilhoso circular pela vitrine cultural e ver a compenetração dos visitantes com que olham e leem os livros. E os pais, então, quando procuram a obra escrita pelo filho(a) e a encontram, a alegria e a satisfação deste momento não tem preço.
A seguir o nome das escolas de acordo com a ordem que aparecem as fotos:
Instituto Estadual de Educação Maria Cristina.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari.
Escola Estadual Santos Dumont
Escola Recanto do Amor - APAE.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Cândido Lena.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberato Salzano Vieira daCunha.
Maria Cristina







Fernando Ferrari







Santos Dumont










APAE








Mário Cândido Lena










Liberato S.V.Cunha











Livraria

Terceiro dia - Quinta-feira.

09.07.2009 - Quinta-feira

MANHÃ
Público Alvo: Alunos do 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 4ª Série do Ensino Fundamental de todas as escolas.
Atividades:
Teatro “O Rapto das Cebolinhas” - com o Grupo de Teatro Divas do I.E.E Maria Cristina - CIEP
Teatro de Fantoches com Vera Montovani


Público Alvo: Alunos de 5ª à 8ª séries de todas as escolas e Ensino Médio.
Atividades:
Teatro “Fragmentos de Vida” – Grupo VemKmeVer
Visitação à Vitrine da Cultura e Livrarias
Visitação aos Artesões

TARDE
Público Alvo: Ed. Infantil e 1º Ano de todas as escolas.
Atividades:
Teatro “O Rapto das Cebolinhas” – com o Grupo de Teatro Divas do I.E.E Maria Cristina - CIEP
Teatro de Fantoches com Vera Montovani
Público Alvo: Alunos de 5ª à 8ª séries de todas as escolas e Ensino Médio.
Atividades:
Teatro “Fragmentos de Vida” com o grupo VemkmeVer Visitação à Vitrine da Cultura e Livrarias
Visitação aos Artesões


Ciranda da leitura







Grupo Divas - Humaitá








Grupo VemKMeVer







Vera Montovani

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tertúlia Livre

Seria tão bom se possível fosse mostrar todos os clips, todas as apresentações dos alunos, pais e comunidade. Como isso não é viável, optei por esse dos meus alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O repertório musical foi variado e encantou a todos (a gravação é amadora). Da esquerda para a direta temos: Joana, Alexandre, Willian e Matheus (na bateria). São nesses eventos culturais que se dá a verdadeira aprendizagem, na interação, na busca e na troca de conhecimentos.

Noite de Tertúlia Livre

Muitos foram os alunos, pais e pessoas da comunidade que se apresentaram nesta noite de tertúlia. Vários foram os estilos musicais. No clip temos da esquerda para a direita: Tomás (aluno), Fernando (pessoa da comunidade) e Fábio (pai de aluno). Na nossa Feira Literária procuramos integrar todos os segmentos escolares e acomunidade, abordando os diversos genêros (livro, contação de história, música, teatro...).

Segundo dia de Feira.


A quarta - feira, dia 08 de julho, foi repleta de atrações.
Abaixo programação completa desta quarta – feira.

MANHÃ – 8 horas.
Público Alvo: Alunos de 5ª a 8ª séries das Escolas Municipais, Estaduais, APAE, comunidade e escolas convidadas.
Atividades:
Palestra “A leitura como recriação da vida” com o escritor Dilan Camargo
Teatro “As Aventuras de Fortúnio” – A Turma do Dionísio .
Público Alvo: Alunos do 3º Ano, 4º Ano e 4ª série das Escolas Municipais, Estaduais e APAE.
Atividades:
Teatro: Peteléco e sua Turma – todos os alunos.
Ciranda da Leitura.
Visitação à Vitrine da Cultura e Livrarias
Atividades com Peteléco e sua Turma
Visitação aos Artesões
TARDE – 13h15min.
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio e escolas convidadas.
Atividades:
Palestra “Leitura: um caminho para o sucesso” com Vera Miranda
Teatro “As Aventuras de Fortúnio” com a Turma do Dionísio
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil, 1º Ano e 2º Ano das Escolas Municipais, Estaduais e APAE.
Atividades:
Teatro: Peteléco e sua Turma – todos os alunos
Ciranda da Leitura
Visitação à Vitrine da Cultura e Livrarias
Atividades com Peteléco e sua Turma
Visitação aos Artesões
NOITE – 19h00min.
Público Alvo: Alunos, professores, pais e comunidade.
Atividades:
Tertúlia livre – apresentações dos talentos locais - e visitação à Feira no Largo da Prefeitura.
Dilan Camargo
Turma do Dionísio








Alunos e professores
Ciranda da leitura

Alunos vencedores dos concursos.

Ao lado o desenho do folder da Feira Literária.

Aluna Thaise Rohr da turma 200 do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Maria Cristina, foi premiada na modalidade Slogan: “Leitura: um portal para o sucesso”.
Aluna Heloisa Bremm Madalosso da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, foi premiada na modalidade desenho.
Aluna Keila Urnau da 4ª série turma 42 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, foi premiada na modalidade Nome do Mascote: “Saberzinho”.

Alunos premiados pela produção de obra literária.
Ivanes Machado Antunes – E.Recanto do Amor, APAE com a obra “Eu sou Assim”.
Rafael de Matos Duarte - Pré A – E. M. Mário Cândido Lena com a obra “A Água”
Ana Kelly Kuhn – Pré B – E.M. Fernando Ferrari com a obra “A Natureza”
Luana Schneider – 1° Ano – E.M. Liberato S. V. da Cunha com a obra “Admiração” .
Gabriel Bamberg Pereira – 2° Ano – I.E.E.Maria Cristina com a obra “Marvin o Cachorro Surfista”.
Amanda Maria Steffler – 3° Ano – E.M. Fernando Ferrari com a obra “As cores do Arco Íris”.
Luiza Knaack de Menezes – 4° Ano – E.M.Fernando Ferrari com a obra “Como ter um piquenique gostoso”.
Ediane Heck – 4ª Série – E.M. Fernando Ferrari com a obra “As aventuras do circo”.
Jéssica J.R. Bueno – 5ª Série – E.M. Mário Cândido Lena com a obra “Meus contos”.
Kelly H. da Costa – 6ª Série – I.E.E. Maria Cristina com a obra “Sonho Meu”.
Luciane Christoff – 7ª Série – I.E.E.Maria Cristina com a obra “Meu Querido Diário”.
Heloisa Bremm Madalosso – 8ª Série – E.M. Fernando Ferrari com a obra “Hey, Jude”.
Luciana Machado Cardoso – turma 100 magistério – I.E.E. Maria Cristina com a obra “Isa Bela”.
Morgana Wegmann – turma 2°B do Ensino Médio –I.E.E. Maria Cristina com a obra “ P.A. Depois da Escuridão”.
Joana Luísa Krupp – Turma 3° A - Ensino Médio – I.E.E. Maria Cristina com a obra “Johnnie Wonder a vida é só um sonho”.