domingo, 21 de junho de 2009

Terceira Oficina



A terceira oficina aconteceu dia 10 de junho. Neste encontro contamos com a presença da coordenadora pedagógica do Gestar II, a professora Marisa. Os professores cursistas de língua portuguesa e matemática foram recebidos com um cartão em forma de triângulo que dizia:”Iniciar novos caminhos é sempre um bom momento em nossas vidas, ainda mais se começamos a caminhada com vontade e disposição, esperando encontrar pessoas e coisas interessantes que nos ajudarão a aumentarmos nosso conhecimento, modificarmos nossa visão do mundo e desenvolvermos nossas competências para um saber viver e uma atuação profissional melhor”. Em seguida fiz a dinâmica da História do quadrado inconformado ( a dinâmica consiste em ir contando a história e dobrando e recortando o quadrado).Foram feitos alguns comentários sobre a dinâmica e em seguida nos dividimos, professores de Português e Matemática continuaram seus trabalhos em salas separadas.
O próximo momento constitui-se de estudo e apresentação das leituras sobre gêneros textuais, as quais foram realizadas em casa. Sob a minha orientação as professoras cursistas foram relatando e resgatando a teoria dos gêneros. O debate foi tranquilo, visto que são todas professoras formadas em licenciatura de Língua Portuguesa e a grande maioria com Pós Graduação.Ao falarmos em gêneros, falamos das duas versões da fábula da cigarra e da formiga momento que aproveitei para passar o vídeo da fábula moderna da cigarra e da formiga.
O passo seguinte foi a socialização do avançando na prática ( o qual foi aplicado em sala de aula com os alunos). Os relatos foram muito interessantes, pois cada professora foi colocando sua experiência e as mesmas eram complementadas pelas demais. Falaram da necessidade, em algumas turmas, de dar um suporte teórico antes de aplicar a atividade, visto que os alunos não tinham conhecimento ,mas feito esse trabalho teórico a atividade foi bem desenvolvida com o envolvimento do aluno. Outro ponto que surgiu é que a atividade deve ser desenvolvida logo, pois rende mais.A medida que uma professora ia relatando sua aplicação, as demais iam anotando e referindo “Nossa, nem pensei nisso... Numa próxima atividade vou aproveitar essa idéia... Que legal poderia continuar esse trabalho e agregar essa idéia...”, ao meu ver esse é o lado bom de trocar experiências, todas saem com novas ideias para melhorar o seu trabalho. As professoras falaram que num primeiro momento, quando apresentaram o Gestar II aos alunos, eles resistiram (Profe por que escolheu a nossa turma? Será que vai ser legal? Não sabemos se queremos participar), mas à medida que as professoras foram mostrando as coisas boas eles aceitaram, e no decorrer do trabalho notaram a curiosidade que tinham pelo mesmo e a busca em contribuir trazendo o que conseguiam em casa ou na biblioteca sobre o assunto.
Feita a socialização do avançando na prática, retomei a questão dos gêneros falando especificamente do poético, para tanto foram lidos e comentados vários poemas de Fernando Pessoa, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade entre outros. Em seguida lemos a letra da música”Fico Assim sem você” de Adriana Calcanhotto”e cantamos a mesma, depois dividi a turma em grupos para que cada um encontrasse formas de trabalhá-la com os alunos em sala de aula.Assistimos também o vídeo da mímica da música.
Na próxima atividade retomei a dinâmica da história do quadrado para continuar o trabalho. Com as formas que surgiram com a história formou-se o tangram e com essas formas desafiei as professoras a construírem outras montando-as num cartaz. Feito o trabalho, retomei a idéia do quadrado da história, que ao estar inconformado com a sua quadradice busca a transformação para no final descobrir que a sua identidade, a sua essência sempre será de um quadrado. Nesse sentido motivei as cursistas a resgatarem a sua história de vida, a sua identidade e apresentei o memorial. Elas começaram a escrevê-lo e ficaram de concluí-lo em casa.Em seguida foi feito uma avaliação da oficina e encaminnhei as atividades de casa para a próximo encontro,o qual ficou marcado para o dia 27 de Junho.Por fim, passei a mensagem “Estratégias de vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário