domingo, 21 de junho de 2009

Segunda Oficina



O segundo encontro aconteceu no dia 23 de maio. Após as boas vindas, convidei as professoras cursistas para assistirem o filme: “Narradores de Javé”, dirigido por Rui Pires e André Montenegro. Após o término do filme encaminhei um debate sobre as questões pertinentes ao mesmo. No decorrer do debate as professoras cursistas comentaram sobre a importância da escrita na vida das pessoas e as diferenças entre ela e a oralidade e a dificuldade que se tem em transpor a oralidade para a escrita,pois a língua falada possui regras próprias em relação a língua escrita.Outra questão que fica clara no filme e que veio a baila no debate é a de que cada qual conta (reconta) a história de acordo com seu ponto de vista, sua vivência seu conhecimento de mundo, desta forma uma mesma situação pode ser apresentada sob vários pontos de vista de acordo com o interesse de quem está relatando o foto. Daí, no filme, a dificuldade do personagem Antônio Biá ( o escriba) registrar de forma impessoal todas as histórias contadas pelos moradores de Javé. O filme realmente mexeu com as professoras cursistas, pois a escrita muitas vezes torna-se um problema em sala de aula, o aluno não gosta de escrever por na maioria das vezes não saber transpor as suas idéias para o papel, aí aparece a frustração dos alunos e também dos professores. Aproveitei também o momento para falar da importância de registrar o trabalho que se faz,( o que é uma das proposta do Gestar II) e por isso a necessidade de se fazer o portfólio, que nada mais é que passar para a escrita o trabalho e a reflexão que as professoras e os alunos irão fazer durante o curso do GestarII no decorrer de 2009. Procurei fazer a relação com o filme, pois assim como nele torna-se imprescindível escrever ( fazer o registro pela escrita), esse também deve ser o papel do professor em sala de aula.E como eu acredito no dito “Só posso dar ao outro aquilo que tenho”, se eu não for um “escritor”, como farei meu aluno escrever? E gostar de fazê-lo?
Após o debate sobre o filme apresentei os TPs e os AAAs (versão professor e versão aluno). Mostrei como o TP3 ( e os demais TPs) está organizado.Encaminhei a leitura das unidades 9 e 10 e orientei sobre os avançando na prática que devem ser aplicados em sala de aula com os alunos. Lemos e estudamos os textos teóricos dos portfólios e falei como poderia ser organizado o porfólio de cada uma. A maioria das professoras cursistas optou pelo portfólio virtual (blog). Em seguida conversamos das possibilidades do próximo encontro e o mesmo ficou marcado para o dia 10 de junho.Já aproveitei o encontro para dar algumas pinceladas sobre o projeto que deverá ser feito, desta forma, elas poderão ir pensando sobre o assunto e as dificuldades (Temas) que poderão ser abordadas no projeto.
No mesmo encontro desejei as boas vindas a duas novas professoras cursistas, as quais são do município de Sede Nova e ao saberem do curso Gestar II em Humaitá, entraram em contato com o MEC e foram orientadas a serem nossas parceiras, isto é, fazer o curso aqui conosco em Humaitá. Assim, estou agora atandendo dois municípios parceiros, Campo Novo e Sede Nova, a troca de experiêcia será enriquecida ainda mais e todos ganharemos com isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário