Dia 14 de maio fizemos a primeira oficina, a apresentação do GESTAR II, em Humaitá. Neste encontro reunimos os professores de português e matemática do município de Humaitá e os de Campo Novo, município vizinho nosso, que é nosso parceiro. Acreditamos que a troca de experiências entre os professores dos dois municípios será valiosa.
Inicialmente a secretária da educação de Humaitá fez a abertura oficial do Gestar II, desejando as boas vindas e um bom "gestar" para os professores dos dois municípios. Nós formadoras do Gestar II ( professora Daiana de Língua Portuguesa e professora Adriane de Matemática) recebemos as professoras cursistas com o poema " Receita de dizer o nome " de Roseana Murray. Após o qual cada um construiu um fractal para fazer sua apresentação. Durante a apresentação surgiram vários comentários interessantes. Uns relacionaram os degraus dos fractais como representativos de vários momentos da nossa vida profissional e pessoal, e outros relacionaram a formação continuada do Gestar, mas o fio condutor que perpassou todos os comentários é de que tudo tem um começo e que para se chegar ao final é preciso ter metas e tomar atitudes para que as mesmas sejam alcançadas, dando um passo ( um degrau) de cada vez.
Ainda antes de apresentar o Gestar, os professores falaram de suas espectativas em relação ao curso. Depois aconteceu a apresentação própriamente dita do Gestar II, sua caracterização, seus objetivos, finalidade, foco, constituição do material, o sistema de avaliação (portfólio), o projeto, e a carga horária. A aceitação do programa, pode-se dizer que foi tranquila. A maior polêmica foi em relação a carga horária( são 300 horas a serem vencidas em pouco tempo, pois iniciamos a nossa formação em maio) e a realização das oficinas. Não está fácil fechar o cronograma das oficinas, estamos marcando encontro por encontro, o importante é que elas sejam realizadas em tempo (40h até fim de agosto). O que está acertado é que serão 8 oficinas de 5h cada uma.
Posso dizer que o meu grupo de professores cursistas é maravilhoso, receptivo, participativo, interessado em buscar melhorias para a prática educativa. Comentamos também da necessidade que temos de buscar constantemente novos conhecimentos e agregá-los a nossa prática de sala de aula e isso com certeza encontraremos no Gestar II. Para finalizar a oficina assistimos a mensagem "A ponte" que mostra que temos que ser o elo de ligação do Gestar com a sala de aula. Por fim, temos mais é que agradecer, primeiro pela oportunidade de sermos os formadores municipais, segundo por termos uma secretaria de educação e equipe pedagógica que acredita que as mudanças são possíveis e por isso aposta e investe na educação do município, e por fim, agradecer pelos colegas (professores cursistas) que optaram em participar do Gestar II para agregar conhecimentos e assim fazer a diferença em sala de aula. E isso tudo é possivel porque trabalhamos e somos uma equipe que tem metas comuns.
very nice
ResponderExcluirÉ isso aí amiga! Temos que batalhar em prol de uma educação melhor e você será uma das pessoas que ajudará a promover essa mudança. Beijão, Edelci.
ResponderExcluir